João da Silva
QUEM É LYLIAN LOUREIROLylian Loureiro é apaixonada pelo mundo do vinho e sua cultura. Sua especialidade é ensinar mulheres a degustar vinhos, pois ela acredita que Degustar Transforma a vida das mulheres de várias maneiras. É a idealizadora da CASTÁLIA Mulheres do Vinho onde ensina Técnicas de Degustação e Análise Sensorial de Vinhos na prática, de forma objetiva e divertida, formando uma comunidade plena de bom gosto e boas amizades. Seu maior objetivo é ajudar mulheres que gostam de vinhos a se transformarem em verdadeiras Mulheres do Vinho.

QUEM É A SOMMELIÈRE DE CASTÁLIA 

Conheça a história da Lylian Loureiro, a enófila que se transformou em sommelière 

Olá! Sou Lylian Loureiro, uma mulher como você, que gostava muito de vinho em uma época que isso não era muito "normal". E que também desejava muito entender mais sobre esta bebida mágica, envolta em muita história e cultura. 

Minha história começa em 1998. Eu trabalhava no mercado financeiro e tive a oportunidade de ser transferida para trabalhar no exterior como executiva, mais precisamente em Madri, Espanha. E, claro, em um país de vinhos como este, não demorou muito para me encontrar em algumas situações um tanto constrangedoras, tendo que escolher vinhos em almoços de negócios com clientes. 

Mas isso, ao invés de me intimidar, fez crescer aquela vontade antiga de me aprofundar no mundo do vinho e a ocasião de fazer meu primeiro curso básico de vinhos, com o mestre Jesus Flores veio em um momento perfeito. Um curso de final de semana mas que valeu como um verdadeiro choque de energia para querer mais e mais. 

E foi assim que comecei minha trajetória de enófila, enamorada pelo vinho espanhol, suas regiões, festas e forma de entender esta bebida tão apreciada e que faz parte do dia a dia, E para enriquecer ainda mais a experiência nada melhor que visitar as regiões produtoras. 

Por isso mesmo organizei minha primeira viagem para um grupo de amigos espanhóis e brasileiros com o objetivo de passar um final de semana de imersão em La Rioja, com direito a curso com enólogo, degustação dos vinhos da D.O. conduzida por um Expert da zona e jantar eno-gastronômico em um hotel histórico da região. 

Depois desta experiência perfeita comecei a frequentar diversos eventos em Madrid, que meu mestre Jesus Flores me indicava. Foi um momento mágico de construção de amizades e relacionamentos com pessoas do vinho.  

Mas... naquele momento a empresa onde trabalhava fechou a sucursal Espanha e tive que regressar para a sede no Brasil. 

Vocês podem imaginar a falta que senti nos primeiros meses de regresso, querendo degustar e compartilhar experiências, fazer amizades, com total liberdade de expressar opiniões e intercambiar conhecimentos. 

Bem, foi ai que tomei uma decisão que iria mudar totalmente o rumo de minha história e, mais adiante, provocar uma verdadeira transformação na minha vida para sempre. 

Fiz uma proposta simples para um grupo pequeno de amiga: nos reunirmos todas as semanas para degustar vinhos e eu prepararia a reunião de forma didática para podermos aprender a cada encontro, um pouco mais sobre os vinhos e como degustar. 

Assim nasceu a Castália em 2002 como um clube de mulheres apreciadoras de vinhos, com o propósito de aprender com prazer, ampliando conhecimentos e fazendo boas amizades ao redor do vinho e sua cultura!

E como comentei, minha vida mudou muito depois disso. Após deixar o mercado financeiro, regressei a Madri para fazer o curso profissional de Sumiller pelo IFE Instituto de Formación Empresarial Cámara de Madrid. 

A partir dai iniciei minha história profissional no mundo do vinho espanhol, atuei como jornalista especializada em vinho, gastronomia e turismo, participei como jurada em concursos internacionais de vinhos e trabalhei em empresas de eventos eno-gastronômicos. 

Mas e a Castália?  Calma amigas, nunca deixamos de realizar nossas degustações castalianas, mas agora com Mulheres do Vinho na Espanha. Com as atividades de jornalismo sempre voltava ao Brasil e não perdia a oportunidade de realizar nossos encontros aqui também. 

E assim, foi e até hoje assim é! 

E passados 18 anos ainda seguimos nos reunindo e evoluindo. Por isso nesta nova etapa estamos convertendo nosso wine clube em Castália Mulheres do Vinho, com muitas novidades, interatividade, aprendizado presencial e online, eventos e muito mais . 

Portanto, sinta-se a vontade neste espaço que é todo para você, Castaliana. 

Sommelière Lylian - Hotel Intercontinental São Paulo
Sommelière Lylian em evento no Hotel Intercontinental SP 

Lylian Loureiro é economista com MBA em Finanças e Mercados de Capitais, também jornalista especializada em vinhos, gastronomia e turismo e sommelière.

Em 1998 foi transferida para a filial espanhola da empresa onde trabalhava, ocasião em que teve seus primeiros contatos com o Mundo do Vinho e quando descobriu sua verdadeira paixão e arte. 

De volta ao Brasil, em 2002 idealiza e cria a CASTÁLIA Confraria das Mulheres Apreciadoras de Vinhos.​

A partir de 2003 busca sua profissionalização na Espanha, sendo a primeira brasileira a formar-se no Curso de Sumiller do IFE da Cámara de Comércio de Madrid.  

Participou em vários eventos - Madrid Fusión, Vinoble, Salón del Gourmets, Frescava - e também da AMS Asociación Madrileña de Sumilleres e da UEC Unión Española de Catadores, sendo convidada como jurada em diversas provas e concursos internacionais de vinhos.​

Atua como palestrante profissional e escritora de vinhos e gastronomia, além de organizar eventos corporativos na área de vinhos, relacionados a Marketing e RH de empresas e instituições. 

Atualmente retomou os trabalhos de degustação de vinhos exclusivas para o público feminino em uma nova versão de CASTÁLIA Mulheres do Vinho!

Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade da CASTÁLIA!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
CASTÁLIA  Mulheres do Vinho | Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados